O problema são eles, não nós

by - fevereiro 11, 2016


A verdade é que nós somos as melhores pessoas do mundo. Deixamos de lado nossas dores e angústias e nos tornamos juízes da vara da vida alheia, afinal, o mundo precisa de nós. Sim, somos eternos guardiões da justiça e parâmetros da idoneidade moral. Como incansáveis heróis sociais, estamos sempre alertas e vigilantes ao menor dos males, afinal, sempre haverá uma minoria para salvar de algum perigo fascista. Em contrapartida, sempre haverá, aos montes, arqui-inimigos pra odiar e combater. O vilão da vez? Fernando. Seu crime? Fantasiar-se de Aladdin e vestir seu filho, negro, de Abu. Um pai, sem dizer uma única palavra enquanto celebrava com seu filho, cometera um crime imperdoável. Logo, deve ser julgado e condenado sem qualquer direito à defesa. Quanto a nós? Bem, não há nada de errado. Nunca houve. Respeitamos a natureza, nos preocupamos com o futuro e o bem-estar de nossas crianças e votamos em partidos de esquerda. Somos todos uma grande e bela aquarela colorida e cheia de diversidade. Somos todos muito bem resolvidos, virtuosos, conscientes e modernos. Dentro de nossos corações, preenchidos com filtros do Instagram, corre um rio de hashtags e frases prontas. Mais amor por favor. Gentileza gera Gentileza. Somos o olho que tudo vê, assentado nos tribunais da santa inquisição do progresso. Como excelentes juízes que somos, seguimos à risca o que a bíblia do politicamente correto nos ensina: aquele que não está comigo é contra mim, e aquele que comigo não ajunta, espalha. Dessa forma, ninguém escapará do nosso implacável combate. Nós decidimos o que é certo e o que é errado; quem é bom e que é mau; afinal, #SomosTodosPerfeitos.


A. S. Santos

Graduando em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense

You May Also Like

4 comentários

  1. Tudo que existe possui uma descrição de existência ou explicação? Pode me distinguir? Me lembro que as leis naturais são descrições, não explicações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, para uma melhor organização do Blog, construa o tema nas postagens adequadas. Tudo o que existe possui uma explicação de sua existência. Quanto às leis naturais, sim, são descrições da realidade material. Elas descrevem como tudo ocorre. Descrições são como linguagens de programação. Descrevem o funcionamento de um determinado programa. Já uma explicação seria relacionada ao porquê de o programa existir.

      Excluir
  2. Já soube a respeito de Richard Dawkins?

    ResponderExcluir