"Não se prova a inexistência, mas somente a existência!" (Análise e Refutação)

by - setembro 05, 2013



Não se prova inexistência, mas somente a existência!

Nessa técnica, o neo-ateu tenta “fugir” da responsabilidade de justificar suas opiniões sobre a existência de Deus, pois quer empurrar goela a baixo que “não se prova inexistência, apenas existência”. Claro que é mais uma ilogicidade bárbara. Esse é mais um post baseado na entrevista em que a escritora Ayn Rand passa vergonha. Essa é mais uma falácia baseada no entendimento errado de metodologia. Para realizarmos uma pesquisa, devemos definir antes:

1- Objeto a ser pesquisado.


2- Características do objeto.


3- Plano de Investigação (científico, filosófico, etc).

4- Tipo de evidência ao ser aceita como evidência de existência.


5- O escopo (“recorte da realidade”) que será analisado.



6- Ferramentas e a possibilidade ou não de cobrirmos toda produção de evidências que encontraríamos nesse recorte.

Tendo definido todas essas características, realizamos a busca. Por exemplo: Resolvo que quero pesquisar se há ossos de Tiranossaurus Rex (1), que tem as peculiaridades X (2), uma discussão que deverá ser realizada no plano científico (3). O recorte (4) será o parquinho da esquina, numa área de 100 m² com uma profundidade de 5m. Compro escavadeiras e outros materiais que vão permitir realizar a escavação por completo (5). Se, terminada, eu não encontrar absolutamente nada que se encaixe no padrão definido em (1), (2) e (4) no terreno do parquinho da esquina, posso, então, concluir que inexistem ossos de Tiranossaurus Rex dentro desse meu limite de busca.

Notem que eu não estou dizendo que o tipo de pesquisa é o mesmo dos ossos de dinossauros para Deus, mas sim que existe um PADRÃO possível para a pesquisa. Resumo: A inexistência pode ser provada. Desde que saibamos exatamente o tipo de evidência que seria encontrada e não a encontremos dentro do escopo definido.

Conclusão e considerações finais:

Essa é uma das técnicas mais básicas usados pelos neo-ateus. Resolvi analisar pois vi que algumas pessoas ainda não estavam atentas a esse erro. É uma das técnicas de “slogan”, por isso, facilmente refutável.

Referências:


https://projetoquebrandooencantodoneoateismo.wordpress.com/outras-postagens/

You May Also Like

2 comentários

  1. Até agora não entendi a imagem, mas a refutação de SnowBall continua invicta

    ResponderExcluir
  2. http://www.origemedestino.org.br/blog/johannesjanzen/?post=483
    Sinceramente, acho essa objeção fraca. Os ateus só tem obrigação de justificar sua posição quanto ao problema do mal

    ResponderExcluir